sábado, 17 de julho de 2010

Tubos de coleta


Os tubos utilizados na coleta sanguínea são diferenciados de acordo com a cor da tampa, podem possuir ou não anticoagulantes e por isso são indicados para exames variados. São feitos de vidro ou plástico.

Tubos de tampa roxa/lilás: Tubo contendo o anticoagulante EDTA (do inglêsEthylenediamine tetraacetic acid). Utilizado em rotina hematológica, tipagem sanguínea e dosagens bioquímicas. Conserva as células sanguíneas impedindo a coagulação ao fomar quelatos com o cálcio.
Tubos de tampa cinza: Contém fluoreto de sódio. Anticoagulante indicado para a determinação da glicose, não é indicado para hemograma.
Tubos de tampa verde: Heparina. Atividade anticoagulante por no máximo 8 horas. É indicado para gasometria e algumas dosagens bioquímicas.
Tubos de tampa azul: Citrato de sódio. Testes da coagulação.
Tubos de tampa vermelha: Não contém anticoagulante. São utilizados para obtenção de soro para testes sorológicos e determinações bioquímicas.
Tampa amarela/laranja: sem anticoagulante. Separa o soro do coágulo com um gel. Usado quando não é possível transferir o soro para outro frasco após centrifugação.


3 comentários: